DESCUBRA TUDO SOBRE A BLACK FRIDAY E OS MEGA DESCONTOS!

DESCUBRA TUDO SOBRE A BLACK FRIDAY E OS MEGA DESCONTOS!

DESCUBRA TUDO SOBRE A BLACK FRIDAY E OS MEGA DESCONTOS!

Está chegando o dia mais esperado desse mês de novembro: Black Friday!

Durante a Black Friday observamos grandes promoções e descontos nas mais diversas lojas. Aqui no Brasil uma grande quantidade de pessoas desconfiam desse ”mega desconto”, alegando algumas fraudes e meios enganosos para atrair a clientela. No entanto, existem relatos que muitos comerciantes aplicam descontos bombásticos durante a promoção da Black Friday.

Mas, você sabe tudo sobre o Black Friday?

Os descontos aplicados são mesmo reais? Será quando, como e onde surgiu esse termo? E qual a causa destes descontos?

Esclareça de uma vez por todas esses questionamentos.

Descubra agora tudo o que você precisa saber sobre a Black Friday! Confira neste post:

A origem do Black Friday e qual sua verdadeira representação! 

 

 

Sexta-feira Negra

De acordo com a BBC NEWS – No Brasil o termo é associado a uma data comercial, mas na verdade sua origem vem de uma série de crises relacionados a Bolsa de Valores. Em uma pesquisa ela destaca que dois americanos tentaram um golpe no mercado de ouro na bolsa de valores em 1869.O governo na tentativa de intervenção, causou uma grande queda nos preços o que levou a falência de muitos investidores. Por isso, originou-se o nome Black Friday! Foi devido a este fato ter ocorrido em uma sexta-feira de novembro de 1869 logo após o dia de Ação de Graças.

 

Black Friday e o Marco Comercial

Por se tratar de uma data que não tem nada haver com o comércio em si, é difícil definir uma data que realmente começou o Black Friday, no contexto da representação dos dias atuais.

Segundo historiadores e alguns jornais da época, declaram que este termo relacionado ao comércio se deu graças a policiais que intitulou o dia como um dos mais congestionados e tumultuados após o feriado de ação de graças, na década de 60. Considerando-se que a partir do dia de Ação de Graças iniciava-se o período de compras de Natal e festas de final de ano.

Alguns comerciantes não gostaram da forma que ficou conhecido este movimento e tentaram mudar o nome para Big Friday. Mas, com as jogadas de marketing para utilizar estratégias de vendas logo criou-se um significado positivo para os comércios, e o termo Black Friday ficou conhecido como época em que as lojas saiam do vermelho e entravam no azul, ou seja, lucravam mais com as vendas.

 

Black Friday no Brasil

No Brasil o Black Friday só chegou em 2010. A princípio, somente algumas lojas virtuais que aderiram a ideia, e faturaram cerca de 3 milhões de reais.

Com o desempenho do primeiro modelo no país, mais comércios virtuais aderiram a data no ano seguinte.

Com o forte crescimento do movimento grande lojas como Americanas, Casas Bahia, entre outras, começaram usar deste termo para fomentar as vendas e com isso ficou popularizado o Black Friday brasileiro chegando a comércios locais variados .

 

Black Friday versus Black Fraude

Muitas pessoas têm questionado as promoções na Black Friday, dizendo que os produtos estão mais caros na data do que em outras partes do ano.

Importante ressaltar que as lojas que praticam atos enganosos podem ser punidos perante a lei. É preciso estar sempre atento as promoções e anúncios, pois, é uma forma de se proteger de propagandas e ações enganosas.

 

Aqui vai algumas dicas para não ser enganado durante o Black Friday deste ano:

 

  • Observe os preços em mais de 3 sites ou lojas.
  • Tenha sempre o anúncio em mãos ou ate mesmo print e fotos.
  • Use aplicativos rastreador de preço que diz quais os preços do produto durante todo o ano.
  • Qualquer dúvida sobre propagandas consulte na Procon através do site.
  • Utilize os sites de Reclamações para saber se a loja que você busca tem reclamações de promoções enganosas.

 

Estas são algumas de nossas dicas para você aproveitar o melhor deste momento para desfrutar de compras seguras e satisfatórias.

Compartilhe com seus amigos e familiares para que possam ter mais segurança nas compras!

 

 

Referencias Bibliográficas

 

BLOG DO MÉLIUZ – Black Friday no Brasil. Quando este movimento chegou por aqui?

INFO ESCOLA – Black Friday

A Origem do Black Friday

BBC NEWS BRASIL – De onde vem o nome Black Friday? Dez curiosidades sobre a data.

About Author

Related posts

No Comments

Give a Reply