SERÁ QUE UMA JOIA FOLHEADA ESCURECE?

SERÁ QUE UMA JOIA FOLHEADA ESCURECE?

SERÁ QUE UMA JOIA FOLHEADA ESCURECE?

Quem nunca perguntou se uma joia folheada escurece, e se realmente escurecer?

Será que você foi enganada ou pagou caro achando que era uma joia e foi bijuteria?

Neste post vamos te ajudar a entender o que é uma joia folheada. E também a diferença em comparação com uma bijuteria. Além, é claro, de esclarecer se a joia folheada “empretece” ou não!

Primeiramente, vamos esclarecer que independente de ser joia, semijoia, folheado ou bijuteria o mais importante é você se sentir bela e bem!

Saber avaliar a ocasião para usar o acessório certo. Com o seu estilo e seu momento é imprescindível para alcançar sua plena satisfação.

Mas afinal, o que é uma joia folheada e qual sua diferença da bijuteria? 

Uma joia folheada ou semijoia se difere da bijuteria por ser fabricada com uma quantidade suficiente de metais e pedras nobres para ser considerada como tal.

A bijuteria por sua vez, é fabricada em latão, plástico, madeira e recebe uma pintura de cor dourada ou prateada.

De acordo com a Nomenclatura Comum do Mercosul uma joia folheada é classificada “como artefato de joalheria, metais folheados ou chapeados de metais preciosos (plaquê), com um suporte de metal que apresentem uma ou mais faces recobertas de metais preciosos”.

Sendo que é considerado metais preciosos a prata, o ouro e a platina.

E para que sejam aceitas como tal, ainda de acordo com a NMC “É necessário que aquelas que contenham um ou mais metais preciosos seja pelo menos igual a 2 % do peso da liga. Estes artigos podem conter pérolas naturais, cultivadas ou imitações de pérolas, pedras preciosas ou semipreciosas, imitações dessas pedras, pedras sintéticas ou reconstituídas.”

Já no caso das bijuterias, conforme a definição da NMC “consideram-se bijuterias os artefatos da mesma natureza que não contenham pérolas naturais ou cultivadas, pedras preciosas ou semipreciosas, pedras sintéticas ou reconstituídas, ou só contenham metais preciosos ou metais folheados ou chapeados de metais preciosos (plaquê) como guarnições ou acessórios de mínima importância.”

Enfim, por se tratar de camadas em banho de metais preciosos, a joia folheada ou semijoia pode sim escurecer!

Toda e qualquer joia folheada ou semijoia pode vir a escurecer. Devido a uma série de fatores que podem ou não estar ligadas a falta de qualidade da peça.

Existe um desgaste natural da peça e em alguns casos por mais que se tome todos os cuidados de conservação  pode ocorrer oxidação por questões orgânicas de cada indivíduo, como excesso de acido úrico ou iodo.

Para conhecer os cuidados de conservação da joia, CLIQUE AQUI.

Assim sendo, por mais que a fabricação de uma joia folheada siga os mais altos padrões de qualidade pode vir a sofrer variações na cor e no banho. Por este motivo é importante adquirir sua joia com uma pessoa de sua confiança.

 

Siga algumas recomendações para evitar que isso aconteça:

  • Peça orientação a sua vendedora quanto aos cuidados com a peça.
  • Siga as orientações de conservação da Joia.
  • Procure uma empresa sólida e que tenha uma boa política de trocas e devoluções.
  • Certifique-se se a empresa ou pessoa que te vendeu atenda todos padrões de qualidade exigido pelos órgãos fiscalizadores do mercado.
  • Exija um certificado de garantia e procedência da sua joia.

E lembre-se: se você tomou todos os cuidados necessários na escolha do fabricante e na conservação da peça. E ainda sim sua joia escureceu, neste caso, não significa falta de qualidade.

Caso esteja passando por uma situação deste tipo o melhor a fazer é procurar diretamente a pessoa que te vendeu e informar o ocorrido.

E caso não conseguir resolver seu problema, procure o SAC ou Ouvidoria da empresa e informe o seu caso.

Uma marca consciente em relação a satisfação do consumidor procura resolver questões deste tipo da melhor maneira possível. E ainda, costumam averiguar as causas do ocorrido para que possam aplicar as correções necessárias e evitar transtornos futuros.

 

Espero que este post tenha esclarecido todas suas dúvidas a respeito do assunto! Se gostou, compartilhe essa informação entre suas amigas!

Qualquer dúvida deixe nos comentários!

About Author

Related posts

No Comments

Comments are closed.